O Poder da matéria orgânica no solo

A matéria orgânica do solo (M.O.S) é composta por vários elementos, principalmente pelo C, H, O, N, P e S.

É apenas uma pequena parte da massa do solo, porém, possui uma extraordinária importância na qualidade destes, pois influencia diretamente a produtividade das culturas e, melhora diversas características físicas, físico-hídricas, químicas e biológicas, além, de tamponar a acidez. Isso ocorre por que a M.O.S interage com a água e minerais, além de ser fonte de alimento e energia para os microrganismos do solo. É fundamental na retenção de cátions como K+, Ca’+, Mg+, o que contribui para o aumento da CTC. E por isso que a construção da fertilidade tem como pilar o aumento da matéria orgânica no solo.

Capacidade de retenção de água no solo: Uma das principais vantagens em aumentar a matéria orgânica no solo é a capacidade de retenção de água no mesmo. Solos com maior quantidade de matéria orgânica possuem mais facilidade para infiltrar e armazenar água em maiores capacidades para serem utilizadas pelas plantas.

A matéria orgânica se comporta de maneira semelhante a uma esponja, com a capacidade de absorver e reter até 20 vezes o seu peso em água. Através desta grande vantagem da capacidade de retenção de água da matéria orgânica é que ela liberará a maior parte da água que absorve, beneficiando o desenvolvimento das plantas durante todo o ciclo produtivo. Ou seja, o solo pode reter mais água durante as estações de seca, fator altamente benéfico às culturas.

 

Processos de decomposição da matéria orgânica

Ocorre pela interação entre MICRORGANISMOS e a M.O.S. em duas etapas: mineralização: liberação de nutrientes minerais para o solo e plantas; humificação: liberação principalmente dos ácidos húmico e fúlvico.

 

Carbono orgânico

O carbono é um elemento vital para as plantas, pois, juntamente com o oxigênio, forma o CO2 que participa da fotossíntese, além de ser alimento para os microrganis-mos do solo.
A matéria orgânica é um “ali-mento” completo para o solo e plantas, pois é composta por ma-cronutrientes primários e secundários respectivamente como o N, P, e K, além do Ca, Mg e S. E fonte de micronutrientes como o B, Cu, Zn e Mn, bem como, possui elevada CTC que melhora a disponibilidade de cátions básicos ao solo (K, Ca e Mg).

Sabendo da extraordinária importância da matéria orgânica para o solo, a matriz orgânica adubo, açúcar, fertilizantes de alta qualidade, esterilizados e estabilizados naturalmente com concentração média de 650 kg/Tonelada de matéria orgânica e 250 kg/Tonelada de carbono orgânico natural.

Descubra o poder da matéria orgânica na sua lavoura.

 

Fonte: O poder da matéria orgânica no solo – Adubasul